Ao longo do último mês fui “obrigado”, devido a várias circunstancias a abandonar que a Clix, quer a Vodafone. Muito mal se costuma falar do grupo PT, mas sinceramente, tem actualmente a todos os níveis ofertas mais competitivas, tempos de resposta muito mais aceitáveis e equipas técnicas muito mais competentes (algumas…).

Clix >> Meo

A zona de Lisboa em que vivo, Alfama, zona histórica e protegida, tem, entre os seus muitos cancros, um cancro visual, o das antenas parabólicas e de televisão. Estão por todo o lado, janelas, alpendres, telhados, muros, encavalitadas umas nas outras… um espectáculo daqueles que faz com que o turista exclame a plenos vulcões a irritante frase “very typical!”.
Realmente “very typical” é a tvcabo (ou qualquer outra fornecedora de tv por cabo) não terem absolutamente nenhuma oferta terrestre nesta área [vim a descobrir que o problema vai desde a baixa até à nova zona expo – não inclusive]. Seria de esperar, que, sendo esta uma zona protegida a nível histórico e arquitectónico, a CML ou outra qualquer entidade, obrigassem à existência de uma distribuição por cabo de TV de forma a evitar as ditas cujas antenas, à semelhança do que se passa noutras zonas do pais. Em vez disso a tvcabo escuda-se na desculpa de não poder colocar cabos por baixo da zona por ser histórica… o que é, na minha opinião uma grande treta, visto que desde há 2 anos que a epal e a cml andam a desmanchar todos estes bairros para trocar a canalização toda.

Mas… voltando à questão dos serviços Clix e Meo. Quando instalei Internet nesta casa, optei pela clix por esta ter na altura o preço mais vantajoso (tendo em conta que não se pagava a assinatura telefónica). Demoraram meses a instalar-me a linha, (não…a culpa não era da PT), perdendo sempre oportunamente algum documento, ou…ao fim de semanas à espera, dizendo que o processo não havia avançado pois precisavam de um documento que nunca haviam pedido antes. O serviço de assistência a cliente, era no mínimo MAU, mau porque se paga (e bem), mau porque se espera, e muito, e mau porque dificilmente resolviam os problemas. Nunca tive grandes problemas com o serviço em si… a velocidade era aceitável etc etc…

Mas… surgem no ano passado os serviços de TV por ADSL, smartv e meo.
Sinceramente a oferta da clix, a smartv desagradou-me logo de origem… valor de instalação caro, canais da treta, MONO (!!?!), queixas de muitos em relação à velocidade e qualidade, etc etc…
A oferta da PT, o MEO, pareceu-me logo desde o seu lançamento mais interessante : tecnologia melhor (embora da microsoft), capacidades de gravação, melhores canais (só é pena não ter alguns “exclusivos” da tvcabo como o FoxLife), etc etc…sendo que a única coisa que era realmente proibitiva era o preço (e mais particularmente o preço de instalação).

Acabado o prazo de fidelização à Clix, e estando o MEO a oferecer a instalação, 1a mensalidade, e aluguer do equipamento, optei imediatamente pela troca para este serviço.

Primeiras impressões (ao fim de algumas horas de utilização): rápido, funcional, prático. Se o serviço for fiavel, é realmente um bom produto. único defeito? Ao contrário do modelo de receptor que vi no codebits, este não tem saida por componentes (que era ideal para ligar ao projector).

Vodafone >> TMN

Aqui é tudo muito mais fácil de explicar… Adquiri recentemente um HTC Kaiser, e com uma máquina daquelas é uma pena não poder aceder em qualquer altura/lugar à Internet. Ora… a vodafone tem 2 “aditivos”, o “navegar” e o “internet”. Assim como um limite máximo de custo de utilização de internet de €1. Até aqui tudo bem. O que não se vê à primeira vista é que este serviço apenas funciona com o pre-histórico APN WAP, ou seja…apenas permite consultar página (e não todas!), estando vedado o acesso a qualquer porta que não a 80 (ou seja adeus SSH,SMTP,IMAP).

Confrontei a Vodafone com a existência na TMN e Optimus de um tarifário idêntico, mas em que se podia realmente aceder a toda a internet… ao que, ao fim de alguns minutos de conversa, a comercial da vodafone me sugeriu que realmente mudasse de operadora.. que mais dizer?

Update : criei recentemente (2008/01/16) um wiki sobre o MEO, quem quiser ver ou participar bastar dirigir-se a http://meo.ebserver.org