Adeus Vodafone+Clix, Olá Meo+TMN

Ao longo do último mês fui “obrigado”, devido a várias circunstancias a abandonar que a Clix, quer a Vodafone. Muito mal se costuma falar do grupo PT, mas sinceramente, tem actualmente a todos os níveis ofertas mais competitivas, tempos de resposta muito mais aceitáveis e equipas técnicas muito mais competentes (algumas…).

Clix >> Meo

A zona de Lisboa em que vivo, Alfama, zona histórica e protegida, tem, entre os seus muitos cancros, um cancro visual, o das antenas parabólicas e de televisão. Estão por todo o lado, janelas, alpendres, telhados, muros, encavalitadas umas nas outras… um espectáculo daqueles que faz com que o turista exclame a plenos vulcões a irritante frase “very typical!”.
Realmente “very typical” é a tvcabo (ou qualquer outra fornecedora de tv por cabo) não terem absolutamente nenhuma oferta terrestre nesta área [vim a descobrir que o problema vai desde a baixa até à nova zona expo – não inclusive]. Seria de esperar, que, sendo esta uma zona protegida a nível histórico e arquitectónico, a CML ou outra qualquer entidade, obrigassem à existência de uma distribuição por cabo de TV de forma a evitar as ditas cujas antenas, à semelhança do que se passa noutras zonas do pais. Em vez disso a tvcabo escuda-se na desculpa de não poder colocar cabos por baixo da zona por ser histórica… o que é, na minha opinião uma grande treta, visto que desde há 2 anos que a epal e a cml andam a desmanchar todos estes bairros para trocar a canalização toda.

Mas… voltando à questão dos serviços Clix e Meo. Quando instalei Internet nesta casa, optei pela clix por esta ter na altura o preço mais vantajoso (tendo em conta que não se pagava a assinatura telefónica). Demoraram meses a instalar-me a linha, (não…a culpa não era da PT), perdendo sempre oportunamente algum documento, ou…ao fim de semanas à espera, dizendo que o processo não havia avançado pois precisavam de um documento que nunca haviam pedido antes. O serviço de assistência a cliente, era no mínimo MAU, mau porque se paga (e bem), mau porque se espera, e muito, e mau porque dificilmente resolviam os problemas. Nunca tive grandes problemas com o serviço em si… a velocidade era aceitável etc etc…

Mas… surgem no ano passado os serviços de TV por ADSL, smartv e meo.
Sinceramente a oferta da clix, a smartv desagradou-me logo de origem… valor de instalação caro, canais da treta, MONO (!!?!), queixas de muitos em relação à velocidade e qualidade, etc etc…
A oferta da PT, o MEO, pareceu-me logo desde o seu lançamento mais interessante : tecnologia melhor (embora da microsoft), capacidades de gravação, melhores canais (só é pena não ter alguns “exclusivos” da tvcabo como o FoxLife), etc etc…sendo que a única coisa que era realmente proibitiva era o preço (e mais particularmente o preço de instalação).

Acabado o prazo de fidelização à Clix, e estando o MEO a oferecer a instalação, 1a mensalidade, e aluguer do equipamento, optei imediatamente pela troca para este serviço.

Primeiras impressões (ao fim de algumas horas de utilização): rápido, funcional, prático. Se o serviço for fiavel, é realmente um bom produto. único defeito? Ao contrário do modelo de receptor que vi no codebits, este não tem saida por componentes (que era ideal para ligar ao projector).

Vodafone >> TMN

Aqui é tudo muito mais fácil de explicar… Adquiri recentemente um HTC Kaiser, e com uma máquina daquelas é uma pena não poder aceder em qualquer altura/lugar à Internet. Ora… a vodafone tem 2 “aditivos”, o “navegar” e o “internet”. Assim como um limite máximo de custo de utilização de internet de €1. Até aqui tudo bem. O que não se vê à primeira vista é que este serviço apenas funciona com o pre-histórico APN WAP, ou seja…apenas permite consultar página (e não todas!), estando vedado o acesso a qualquer porta que não a 80 (ou seja adeus SSH,SMTP,IMAP).

Confrontei a Vodafone com a existência na TMN e Optimus de um tarifário idêntico, mas em que se podia realmente aceder a toda a internet… ao que, ao fim de alguns minutos de conversa, a comercial da vodafone me sugeriu que realmente mudasse de operadora.. que mais dizer?

Update : criei recentemente (2008/01/16) um wiki sobre o MEO, quem quiser ver ou participar bastar dirigir-se a http://meo.ebserver.org

6 Comments

  1. Tiago Almeida

    2008/01/12 at 06:15

    Este tarifário da Vodafone permite o uso de internet à vontade:
    http://www.empresas.vodafone.pt/templates/oferta/ApontadorSimples.aspx?NRMODE=Published&NRORIGINALURL=%2fsolucoesmobilidade%2fmessagingemail%2fwindowsmobileemailemp%2ehtm&NRNODEGUID=%7b79F28625-B65A-4B72-985A-4A8F7D8D5C6F%7d&NRCACHEHINT=Guest

    Funciona web, mail, ssh, etc… No entanto tem que se ter uma assinatura pós-paga, não dá a quem usa carregamentos.

  2. Que o comercial é mt fraquinho. A Vodafone tem um tarifário, usado por mim, de 6.2€ por 100 Mb mensais de navegação na Internet, ligação HSPDA. Ou seja, Web, Mail, SSH, FTP, SCP, SMTP, POP, etc…

  3. Isso nao e’ minimamente equivalente por duas razoes:

    a) teria de ter um tarifario pos pago (que hoje em dia sao muito menos vantajosos e flexiveis que os pre-pagos), gastando muito mais dinheiro logo ai
    b) nao teria a hipotese de em dados meses nao pagar os 6.2, e pagar apenas o euro/dia caso me bastasse.

  4. tendo em conta que estas numa zona antiga da cidade, so te desejo uma boa linha e que não estejas longe da central porque se comum bom modem as quedas nem se notam, ter de estar sempre a reiniciar a box…

  5. carlos pereira

    2008/05/11 at 19:51

    Bom dia.Tenho um qtek 9100 e tive um problema semelhante,sendo a minha unica solução a mudança para a tmn já que o apoio diz que não dá apio ao referido aparelho…é triste,que mais dizer?

  6. antónio lima

    2008/05/15 at 05:02

    A propósito da MEO. Diga não ao PLC,PLT,BPL….Não use a rede eléctrica para “afiar serrotes” ,sem que se aperceba!!!«««««««««
    Este sistema da Meo por utilizar os fios da rede eléctrica cria interferências em muitos serviços ,como os dos bombeiros ,radioamadores ,recepção da onda curta ,em estações de rádio ,serviços militares .Para exemplo: se o ciclo solar estiver no seu auge ponto máximo de propagação, a recepção imagem e dados como seja a Internet, são perturbados, por tal este serviço da Portugal Telecom, a meo já com muitas queixas de muitos clientes , começa por ser indesejável, imagem com cortes, Internet constantemente a cair ,Se este problema persistir qualquer altura pode ter uma visita indesejável da autoridade nacional das comunicações que lhe poderá recolher o equipamento, sem qualquer aviso ,por estar a interferir no espectro radioeléctrico ,nas bandas baixas .Fica na sua consciência, para se inteirar desta realidade procure no google ,por exemplo, power line comunications, aí tem tudo o que pode saber do plc ,plt, blp.

    Cumprimentos

Leave a Reply

© 2018 E. Balsa

Theme based on hemingway and unoUp ↑

%d bloggers like this: