Uma das coisas que me agasta…um bocadinho é, de manhã, na rádio  e ouvir aqueles factóides / efemérides  que depois são comentadas de forma jucosa ou pseudo-humorisitica…

O problema disto é que…normalmente os comentários são completamente desajustados da realidade (ou esvaziados de um qualquer mínimo de inteligência…).

Hoje a grande efeméride (na M80) era a invenção (que na realidade é o registo de patente) dos ecrãs LCD… que segundo eles se teria dado em 1971. Rapidamente o locutor se apressou a brincar com a situação dizendo que só “muitos anos depois” (sic) tinham chegado a ser utilizados, já muito “perto do tempo que corre”. Ora… por certo o dito locutor passou à frente dos anos 80 nunca tendo utilizado relógios de Pulso, nem tendo tido rádios despertadores nem Gravadores de Video (“vídeos”), passando à frente de todos os portáteis, registadoras, TVs portáteis.. etc etc dos anos 90, directamente para os anos 2000 com os LCDs na sua única representação … o televisor gigante de sala…

Qual o problema que tenho com isto ? A generalização do fait-divers mal contado, do facto que não o é, da piada “inteligente” que na realidade só mostra ignorância. Esta falta de capacidade de abrir a wikipedia, o google, ou um qualquer livro por parte destas figuras que vão debitando palavras 24/24 aos nossos ouvidos e que tem o seu expoente máximo na forma como servem de wing-man a comentadores de “serviço” como o Camilo Lourenço em programas sobre “economia”, que na realidade não passam de pasquins de rádio dignos de um taxista. Camilo Lourenço diariamente tem dezenas de minutos para deitar as suas muitas e “inteligentes” considerações sobre o que o Governo, oposição e outros fazem. Deitando sempre algum falso veneno ao governo, notavelmente por este não ser suficientemente neo-liberal, e sempre, sempre, com os seus wing-man locutores que lhe dão as palavras chave para continuar (“todos sabemos que a culpa da divida é de todos”, “só não trabalha quem não procura”, “o governo mais uma vez não foi suficientemente longe”).

Enfim..coisas que me agastam…desde os relógios Casio… aos direitos dos trabalhadores…