Faz hoje 20 anos libertaram uma das vozes da Liberdade – Nelson Mandela – depois de 27 anos encarcerado, acusado de terrorismo (conspiração, e actos de), de subversão, actos de violência, e sabe-se lá mais do quê.
Faz hoje 20 anos, que Nelson Mandela saiu de punho erguido da prisão, e ainda hoje existem por todo o mundo milhares de pessoas presas, ou com liberdade limitada, por virem para a rua gritar, por hastearem bandeiras vermelhas, pretas ou de outras cores que não as que o império e seus lacaios querem.
Faz hoje 20 anos, e ainda hoje milhares de outras pessoas são consideradas terroristas por quererem um mundo melhor – quererem liberdade, quererem independência, quererem direitos iguais para todos (curiosamente o ANC e Nelson Mandela ainda foram considerados perigosos terroristas pelos EUA até ao final de 2008).
Quantos mais 20 anos precisamos? Nelson Mandela não deve ser abafado como algo de consensual, deve ser exultado como um símbolo, um símbolo de libertação, um símbolo de como vale a pena lutar.
20 anos depois Camarada, a Luta Continua!