20 anos depois

Faz hoje 20 anos libertaram uma das vozes da Liberdade – Nelson Mandela – depois de 27 anos encarcerado, acusado de terrorismo (conspiração, e actos de), de subversão, actos de violência,  e sabe-se lá mais do quê.

Faz hoje 20 anos, que Nelson Mandela saiu de punho erguido da prisão, e ainda hoje existem por todo o mundo milhares de pessoas presas, ou com liberdade limitada, por virem para a rua gritar, por hastearem bandeiras vermelhas, pretas ou de outras cores que não as que o império e seus lacaios querem.

Faz hoje 20 anos, e ainda hoje milhares de outras pessoas são consideradas terroristas por quererem um mundo melhor – quererem liberdade, quererem independência, quererem direitos iguais para todos (curiosamente o ANC e Nelson Mandela ainda foram considerados perigosos terroristas pelos EUA até ao final de 2008).

Quantos mais 20 anos precisamos? Nelson Mandela não deve ser abafado como algo de consensual, deve ser exultado como um símbolo, um símbolo de libertação, um símbolo de como vale a pena lutar.

20 anos depois Camarada, a Luta Continua!

3 Comments

  1. Luís Bastos

    2010/02/11 at 12:42

    Os EUA ainda o consideram um perigoso terrorista? Podes concretizar isso, é que nunca ouvi tal coisa. Baseias-te em quê para afirmar isso? Fiquei realmente curioso.

  2. http://www.usatoday.com/news/world/2008-04-30-watchlist_N.htm

    Entretanto e para clarificar (vou emendar agora no artigo), o Bush removeu-o dessa lista antes de terminar o mandato (sinceramente nao sabia) – nao deixa de ser 1 vergonha ter estado nessa lista até 2008.

  3. Luís Bastos

    2010/02/11 at 14:13

    Obrigado pelo esclarecimento.
    De qualquer maneira só pode ter acontecido por lapso. As relações entre os EUA e a áfrica do sul são perfeitamente regulares e sem espinhas há muitos anos.
    Se não foi um lapso então é no mínimo escandaloso.

Leave a Reply

© 2014 E. Balsa

Theme by Anders NorenUp ↑

%d bloggers like this: